Uma campanha em respeito pela vida
A princípio setembro é apenas mais um mês que se inicia. No entanto, estamos iniciando junto com este mês uma campanha em respeito pela vida. E como já vimos na matéria anterior, essa campanha é o setembro amarelo um movimento que contribui para a prevenção do suicídio. Bem como, essa campanha visa prevenir e conscientizar a população em geral. No entanto, quais as doenças que levam uma pessoa a cometer o suicídio? Quais são as causas dessas doenças? Nessa matéria, vamos responder essas e outras perguntas que vão ajudar você a entender melhor o que acontece com a nossa saúde mental.
Quais as doenças que estão associadas ao suicídio ?
Antes de tudo precisamos saber que segundo os dados da Associação Brasileira de Psiquiatria foi estimado que 96,8% dos casos de suicídios, estão associados aos transtornos mentais. Além disso, nessa matéria vamos falar alguns dos problemas da nossa saúde mental que mais atinge a população em geral. Em seguida vamos explicar mais sobre a depressão, transtorno bipolar e transtorno de ansiedade.
A depressão é a doença mais associada ao suicídio.
A depressão significa: Ato ou efeito de deprimir-se. Considerada como o problema de saúde mental mais associado ao suicídio, a depressão causa muito males aos pacientes. Isso porque, além de ser grave é uma doença altamente prevalente, ou seja, é a doença que mais predomina em toda a população. Além disso, esse problema de saúde pode começar em qualquer idade. Embora estudos mostraram que existe prevalência ao longo da vida para ambos os sexos, isto é, para as mulheres em até 20% e para os homens 12% de predominância. Mas quais as causas da depressão ?
Quais são as causas da depressão ?
Antes de mais nada você precisa saber que as causas da depressão podem variar em cada ser humano, que são elas: Genética, Bioquímica cerebral e eventos vitais. Veja a seguir a descrição das causas que pode contribuir para desenvolver a depressão, um grave problema que afeta a nossa saúde mental.
Uma das causas da depressão é a genética.
A genética possui uma porcentagem de 40% de suscetibilidade, aumentando ainda mais as chances do indivíduo adquirir a doença, ou seja, com quase a metade das chances a “genética” passa a ser uma causa que contribui muito para o desenvolvimento da depressão. Além disso, após alguns estudos feito por cientistas, em famílias e em gêmeos idênticos. Conseguiram obter o seguinte resultado: No caso de “gêmeos idênticos”, se um deles desenvolve uma forma mais grave da doença, o outro tem um risco tão elevado quanto de também manifestar os mesmos sintomas. Em outras palavras, podemos concluir que a nossa genética contribui muito para o surgimento dos transtornos mentais que causam danos a nossa saúde mental.
A bioquímica cerebral é uma das causas de depressão.
Antes de tudo entenda que nosso cérebro é um órgão que produz substâncias que são essenciais para uma boa saúde mental. No entanto, há evidências que provam que existem uma deficiência nas substâncias cerebrais chamadas de “Neurotransmissores”. Além disso, eles são conhecidos como, por exemplo: A Noradrenalina, Serotonina e Dopamina que são neurotransmissores que estão envolvidos na regulação da atividade motora, do apetite, do sono e do humor;
Eventos vitais podem causar a depressão
A princípio estudos mostram que essa é uma das causas que tem uma associação com a nossa “genética”. Isso porque, um indivíduo que tem uma predisposição genética para desenvolver depressão, ele pode ter episódios depressivos ao passar por eventos que são muito estressantes. Portanto, podemos aprender que esses eventos vitais podem causar danos a nossa saúde mental.
Sobre o diagnóstico da doença.
De antemão nós queremos te incentivar a cuidar muito bem da sua saúde mental. Além disso, queremos te alertar que se você tem sentimentos de inutilidade, pensamentos negativos e suicidas. Procure uma ajuda médica! Esse incentivo pode te ajudar a ter uma atitude positiva sobre a vida, e também te motivar a buscar a ajuda necessária. Porque somente uma profissional da saúde mental, vai poder te ajudar no diagnóstico e no tratamento da doença. Além do mais, lembre- se que estamos falando de uma doença que tende a ser crônica e recorrente, principalmente quando não buscamos a ajuda necessária para o tratamento.

Transtorno de Ansiedade
O transtorno de ansiedade é um distúrbio psiquiátrico que envolve o excesso de preocupação e expectativa por diversos acontecimentos. Que pode envolver as dificuldades financeiras, brigas na família ou estresse no trabalho. Além do mais, esse é um transtorno que está ligado com uma preocupação excessiva do nosso bem estar e com o da nossa família. Por isso esse problema de saúde se tornou muito comum na população, podendo de uma forma geral afetar mais as mulheres do que aos homens. Mas a verdade é que todos nós podemos ter crises de ansiedade. No entanto nós precisamos ficar sempre atentos ao período que passamos ansiosos, isso porque longos períodos de ansiedade pode causar dano a sua saúde mental. Mas quais são os sintomas desse transtorno ?
Sobre os sintomas da Ansiedade
Esse transtorno pode se manifestar de diversas formas e intensidades, o que provoca sintomas psicológicos e físicos. Entretanto fique atento aos sintomas e procure uma ajuda médica quando a ansiedade passar a ser mais do que um sentimento comum. Além disso acompanhe um pouco mais sobre os sintomas que prejudicam a nossa saúde mental.
Sintomas da TAG
Essa doença é conhecida como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que é um problema de saúde mental que nos 25% dos casos está acompanhada de outras doenças. Sendo a doença mais comum a depressão. Ainda assim dependendo das doenças que acompanha esse transtorno os sintomas podem variar. No entanto os sintomas físicos são os mais fáceis de identificar, veja a seguir:
Sintomas físicos da ansiedade
- Suor excessivo;
- Dor de cabeça;
- Disfunção gastrointestinal;
- Palpitação;
- Fadiga;
- Tensão muscular ; ( Entretanto, esses são sintomas que indicam que a nossa saúde mental precisa de cuidados).
Como identificar a doença ?
De antemão, podemos identificar essa doença de uma forma mais precisa por observar os sintomas neurológicos, que causam um dano maior a nossa saúde mental. Portanto, acompanhe a seguir esses sintomas.
Sintomas neurológicos
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Insônia;
- Perda de memória;
- Inquietação; (Contudo, esses são sintomas que causam danos a nossa saúde mental ).
Como saber se tenho TAG ?
Antes de tudo precisamos relembrar que ter ansiedade por causa dos problemas do nosso dia a dia é comum. Porém é muito importante você não confundir um sentimento comum de ansiedade e de medo com a TAG, que é um problema de saúde mais grave que afeta a nossa saúde mental. Além disso, para diagnosticar esse transtorno, o especialista analisa os sintomas que devem estar presente por pelo menos seis meses. Ainda mais, as consequências desses sintomas podem prejudicar e causar desconforto na rotina do pacie

O transtorno bipolar
A princípio o transtorno afetivo bipolar é um problema de saúde mental, que tem como característica marcante a alternância do humor. Além disso esse transtorno pode ser de forma súbita e ter episódios de depressão, como: os de euforia e de períodos que não apresentam sintomas entre eles que chamamos de assintomáticos. Em outras palavras podemos dizer que o transtorno bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo. Além disso quando falamos nas crises desse transtorno, podemos classifica-las em intensidade (leve, moderada e grave), frequência e duração.
Mudança de humor
Antes de tudo, entenda que essa alternância de humor pode ter um reflexo negativo sobre o comportamento e a atitude do paciente. Bem como também a reação que provoca é sempre desproporcional aos fatos que levaram a tal reação. De fato esse é um problema de saúde mental que oscila muitos os humores.
Faixa etária da doença
A princípio podemos entender que essa é uma perturbação de humor, que no geral, pode se manifestar em homens e mulheres, entre 15 a 25 anos, porém esse problema pode afetar também as pessoas mais velhas e as crianças.
Causas da doença
De antemão as causas efetiva desse problema de saúde mental ainda não foi determinado. Todavia estudos apontam que fatores genéticos, alterações em algumas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores estão envolvidos nas causas desse transtorno. Por outro lado, as pessoas que também têm uma predisposição genética, podem manifestar esse distúrbio do humor, podendo ser os mais destacados: Episódios frequentes de depressão ou início precoce dessas crises, puerpério, estresse prolongado, remédios inibidores do apetite, e disfunções da tireoide, como o hipertireoidismo que é o aumento do hormônio da tireoide, e o hipotireoidismo, que é os níveis baixo desse hormônio.
O Trajeto certo se importa com você!
A princípio citamos nessa matéria apenas três doenças que podem levar o indivíduo a cometer o suicídio. Todavia nosso objetivo é manter você informado sobre sua saúde mental e acima de tudo te ajudar a observar os sintomas que podem atrapalhar sua rotina e sua vida social. Além disso se um dia você quiser conversar ou pedir ajuda, procure uma pessoa próxima a você. Contudo fique a vontade para vir até o nosso site e pedir nossa ajuda. Ainda mais tenha a certeza que faremos o possível para te ajudar!