Primeiramente quero te fazer as seguintes perguntas: Tem dias que você não quer ver ninguém? não quer conversar? quer somente chorar e se isolar? Sim! essa talvez seja sua resposta para todas essas perguntas, pois, embora podemos ter momentos felizes na vida, tem dias que parece que nossos pensamentos e sentimentos vão nos sufocar. E isso acontece, porque os transtornos mentais nos causam pensamentos e sentimentos negativos, tornando nossos dias muitos difíceis e angustiantes. Mas, como dar o primeiro passo e pedir ajuda? Veja nessa matéria a resposta a essa pergunta.
Campanha para conscientizar a população.
A princípio todos nós sabemos que lidar com problemas, sentimentos e pensamentos negativos, não é fácil! No entanto, você sabia que existe uma campanha que contribui para conscientização da população sobre a saúde mental e que ela tem como foco apoiar crianças que sofrem de transtornos mentais, além de ajudar a eliminar dúvidas sobre o transtorno mental?! Bem, essa campanha existe e foi lançada pela a Clínica de Psiquiatria do Desenvolvimento da Infância e Adolescência, em 5 de Julho de 2021, com o tema: “Pedir ajuda é o primeiro passo”.
Pedir ajuda salvou a vida dessas pessoas.
Em primeiro lugar essa campanha mostra o quão é importante você procurar ajuda! Nela encontramos relatos de crianças e adolescentes que enfrentaram seus medos e falaram abertamente suas experiências de luta e resiliência. Pensando nisso note como você pode ter a iniciativa de pedir ajuda…
Como dar o primeiro passo, e pedir ajuda ?
A princípio tente o seguinte:
- Primeiro tente sair do seu quarto , logo depois, tente ler um livro, tente fazer um desenho ou simplesmente dance… O importante é fazer o que você mais gosta;
- Pratique uma atividade física! por exemplo: correr, jogar bola, andar de bicicleta ou simplesmente fazer uma caminhada. Além disso, nessa caminhada tente observar a criação a sua volta, tente perceber que “viver” é sem dúvidas um grande privilegio);
- Converse com um amigo ou um parente achegado; As vezes é difícil se expressar em palavras, porém, você pode usar palavras como: estou triste, preciso conversar, ou simplesmente ligar para seu amigo ou parente e chorar, ao fazer isso você vai se sentir mais aliviado(a).
- Ajude o seu próximo;(Bem como, quando ajudamos outros não importa a forma que o ajudamos, nós nos sentimos bem e esquecemos por alguns instantes nossos problemas, sentimentos e pensamentos ruins).
- Não tenha vergonha de procurar uma ajuda Médica;( Acima de tudo, esse é o passo mais importante).
- Permita que as pessoas te ajudem. (Em outras palavras, seja humilde e reconheça que precisa pedir ajuda).
- Adote um animal de estimação; (Ainda mais, porque os animais nos trazem alegria e um bem incomparável, por isso, ter um animal pode nos fazer se sentir bem).
Você é corajoso por pedir ajuda.
De antemão, falamos na matéria anterior sobre “Quais doenças podem afetar nossa saúde mental“, e nosso interesse era que você pudesse perceber a importância de conhecer melhor como essas doenças nos afetam. Além disso nosso objetivo é que você não hesite, ou melhor, não tenha medo de pedir ajuda! Porque a sua atitude é um ato de coragem. SIM! você é muito corajoso(a), é incrível e acima de tudo você demonstra que dar valor a sua vida.
De setembro a setembro estamos prontos para te ajudar!
A princípio, essa matéria foi feita para ajudar você. Contudo, ela também foi feita para te incentivar a ter a coragem de pedir ajuda. Além disso a nossa equipe se importa com você, por isso, queremos deixar você a vontade para nos procurar sempre que precisar. Ainda mais saiba que o nosso apoio nessa campanha é de setembro a setembro, isso porque, nós mostramos respeito pela vida.

