A principio, você deve saber que a Paraíba é um estado do nosso querido nordeste rodeada de pontos turísticos e de uma cultura deslumbrante. Dona do maior São Joao do mundo localizado em Campina Grande , a terra do fenômeno Juliette Freire, A Paraíba atrai milhares de turistas, sendo assim , agora vamos falar das belezas encontradas na capital João Pessoa, também apelidada carinhosamente de Jampa.
Características da Cidade
João Pessoa é uma cidade tranquila, seus moradores são desacelerados e bem acolhedores, sua gastronomia de um bom preço de custo com ótima qualidade e além disso você pode encontrar boas lembrancinhas de artesanato para levar para sua família.
E claro que sendo uma bela cidade do nordeste, a querida Jampa tem praias maravilhosas para conhecer, com orlas muito bonitas para caminhar e um lindo por do sol. Sendo assim, vamos apresentar algumas dessas praias.
Praia do Jacaré
Falando em por do sol, a Praia do Jacaré, localizada a aproximadamente 25 minutos da capital, é um lugar perfeito para você admirar um espetáculo, afinal , quando o sol começa a se por muitas pessoas ocupam a orla e os barcos no rio para assistir o pôr do sol no céu, e o barquinho deslizante do saxofonista Jurandy do Sax, com sua musica muito amada que deixa o momento mais inesquecível.
Boa parte dos turistas aproveita a visita para fazer um passeio nos barcos, eles tem duração media de 90 minutos e custam uma media de 40 reais
O Letreiro de João Pessoa
Antes de mais nada, ao visitar Jampa , você não pode deixar de tirar sua foto no famoso letreiro que representa a cidade!
Localizado em Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, o monumento representa muito bem a cidade com suas lindas cores. Além disso, ele traz a frase ” O Primeiro sol das américas” fazendo referencia a pesquisa que em boa parte do ano, João Pessoa pode ser considerada a cidade que o sol nasce primeiro. Do mesmo modo, esse privilegio se torna um dos pontos altos da viagem a Paraíba : Ver o nascer do sol de João Pessoa.
Praia do amor
Existe uma história que diz que um rapaz, índio dos Caetés, acabou se perdendo do grupo com quem caçava no litoral norte de Pernambuco, indo parar no sul da Paraíba. Seguindo pelas praias adentro, ele encontrou uma índia Tabajara e se apaixonou à primeira vista por ela.
Porém, para a tristeza dos jovens, o romance entre índios dos dois povos não foi muito bem-visto pelos mais velhos, mas como estavam realmente muito apaixonados, resolveram viver juntos na praia e ali se casaram.
Um dia, o rapaz, fez uma canoa com troncos, foi ao mar pra pescar e as correntezas o levaram pra longe da praia. Infelizmente ele não retornou nunca mais.
A índia, inconsolável, depois de se cansar de procurar, perdeu as esperanças e se sentou numa pedra. Começou a chorar sem parar.
A índia viveu até sua velhice com essa tristeza. E de tanto chorar, suas lágrimas fizeram um buraco na pedra. Que hoje é conhecida como a Pedra do Amor.
Todo mundo que visita a capital, se tiver oportunidade , deve ir ao litoral sul, a 29 km de João Pessoa e conhecer as belas praias da região, entre elas, a linda e cheia de historias praia do amor, onde fica a pedra do amor que carrega essa bonita lenda. Além disso, a lenda diz que tocar na pedra furada trás sorte no amor.
Quando a maré baixa, aparecem rochas formadas por argila e arenito e devido as altas temperaturas e os solavancos das ondas há milhões de anos, apesar de serem lindas rochas de se admirar e fotografar é muito importante tomar cuidado, pois, a rocha fica compacta e afiada, senão tiver cuidado, você pode cortar os pés e as mãos ou partes do corpo no caso de uma queda.