Home » Setembro Amarelo: Uma Campanha Em Respeito A Vida

Setembro Amarelo: Uma Campanha Em Respeito A Vida

por Letícia Sandrin
Setembro Amarelo
Dados dos casos de suicídios 

A principio, todos os anos no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios, além disso, mais de 1 milhão de casos no mundo todo. Contudo, no mês de campanha do “Setembro amarelo”, relembramos a toda  população que a vida é muito preciosa, e é o maior presente que poderíamos receber. 

Doenças relacionadas ao suicídio

Antes de mais nada, saiba que cerca de 96% desses casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Por exemplo: em primeiro lugar vem a depressão, por ser a doença mais associada ao suicídio. Porém, o transtorno bipolar e  até mesmo o abuso de substâncias, pode levar o indivíduo a cometer o suicídio. Portanto nesse mês de “setembro” usamos o laço “amarelo” em respeito pela vida..

Mas antes, você sabe como surgiu o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo começou nos EUA em 1994, quando o jovem Mike Emme, de apenas 17 anos, cometeu suicídio.

A família  não sabia dos seus transtornos

Esse jovem era conhecido por pilotar um Mustang amarelo. Seus amigos e familiares não sabiam que ele carregava transtornos emocionais.

Homenagem a Mike

No velório, colocaram uma cesta com cartões decorados com uma faixa amarela e a frase “Se você precisar, peça ajuda.”

Ajuda para outros!

Esses cartões realmente ajudaram as pessoas e foi o grande passo para essa campanha.

A campanha chegou no Brasil!

A campanha chegou no Brasil em 2015.O apoio a prevenção ao suicídio acontece durante todo o mês de setembro e o dia mundial dessa prevenção é dia 10.

mustagn amarelo

Importância da campanha

O trajeto certo sabe da importância de falar sobre esse assunto. Por isso queremos ajudar a diminuir essa porcentagem, bem como , apresentar um pouco dessa campanha que é o setembro amarelo, e também, como podemos ajudar as pessoas nessa situação.

Ajude seu próximo!

Desde já, se você notar que está passando por algo assim, não deixe de acompanhar as matérias, porque vamos trazer dicas práticas para ajudá-lo. Além disso, saiba que  a campanha do setembro amarelo pode te ajudar a ter uma noção de como pedir ajuda.

setembro amarelo
setembro amarelo
Como as pessoas se sentem?!

Hoje muitas pessoas tem passado por sentimentos assim, confira alguns relatos de pessoas que passam por isso :

( A identidade de todos os participantes foram preservadas , mas os comentário são reais )

Meu esforço não importa!

“Depressão não é simplesmente se sentir mal ou achar que você não tem valor, é ter a “CERTEZA” que não importa o que você faça ou quanto se esforce, sempre será um inútil e que ninguém nunca seria capaz de te amar. Quando eu pensava dessa forma a única saída que fazia sentido para mim era o suicídio.”

Lidando com a ansiedade!

 “A gente nunca sabe quando a crise vem, quando pensa que esta aprendendo a lidar com a ansiedade ela se reconstrói e vem de uma forma diferente. Eu convivo com isso a 10 anos mas fico insegura para falar como se tivesse  falando algo errado.”

Não consigo dormir!

“É muito difícil conviver com depressão e ansiedade, não é sempre que você consegue dormir, quando pensa em dormir você faz mil planos e no outro dia, você mal consegue levantar por que a depressão não te deixa ! isso te afunda também…”

Como recebo o afeto ?

“Eu não sabia o que era ter afeto e isso fez parecer ser algo ruim.”

Um buraco sem fundo!

“As vezes me sinto como se estivesse em um buraco sem fundo, uma mistura de angústia com desespero, a depressão tira minha vontade de sair desse buraco, me afasto de todos que amo, e me isolo, torcendo pra que me deixem morrer mesmo sem eu estar a beira da morte, torcendo todos os dias para que seja meu último dia.”

Tenho depressão, ansiedade e transtorno bipolar.  

“Eu tenho depressão, ansiedade e transtorno bipolar. Além disso, não é fácil saber lidar com todos esses problemas. Na verdade… eu não sei lidar com nenhum deles.

Minhas crises de depressão

As minhas crises de depressão são muitos fortes, e na maioria das vezes não tem motivos simples. Por isso quando minha depressão começa, ela vem acompanhada da ansiedade, e isso só intensifica mais meu sofrimento. Em outras palavras posso dizer que é o pior sentimento da minha vida.”

Quando estou em crise!

“Quando estou em crises não consigo dormir, porque os remédios não fazem efeitos. Não tenho vontade de fazer nada, nem levantar da cama, só chorar sem parar o dia todo, ou seja, não quero vê ninguém e nem quero conversar com ninguém. Me sinto inútil, nada do que eu falo ou faço tem valor. Então para mim, viver não tem mais sentido, porque não sou feliz.”

Pensamentos suicidas!

“Por  várias vezes já pensei em tirar minha própria vida, já passei várias noites sem dormir planejando como fazer isso. No entanto sou tão fracassada que nem isso consigo fazer, tenho várias sensações de sentimentos negativos que só me ajuda a me desprezar cada vez mais. Não gosto nem de me olhar no espelho, porque sinto raiva de mim mesma. Só queria sumir! deixar de existir! Porque sinto que não sou capaz de amar e nem ser amada por ninguém e isso dói muito.”

ajude uma pessoa com transtornos
Não leve na brincadeira!

Os transtornos mentais são um assunto que precisa de atenção, a conscientização das pessoas pode ajudar a diminuir essas taxas , por isso precisamos fazer nossa parte.

O cuidado é todos os dias!

Durante esse mês vamos trazer muitas informações sobre o Setembro Amarelo, mas a pauta que queremos realmente levantar é que o cuidado com nossa saúde mental e com a saúde das pessoas a nossa volta deve ser o ano todo! #DeSetembroASetembro

Encontre ajuda

A frase da campanha do setembro amarelo é “falar é a melhor solução”

Expresse seus sentimentos

Então lembre-se , que você não está sozinho nessa batalha e é muito importante expressar seus sentimentos. Sendo assim, Converse com um amigo, procure ajuda de um especialista e conte com a equipe do Trajeto!

Dicas para você!

Acompanhe aqui nossas matérias semanais sobre o Setembro Amarelo nessa sessão de Saúde e as dicas e vídeos que serão postados em nossa redes sociais.

Siga a redatora no Twitter e use a #TrajetoDeSetembroASetembro!

Apoio da nossa equipe

Estamos muito felizes de apoiar uma campanha de causa tão nobre, contamos com vocês para apoiar e levar essa campanha a mais pessoas

você pode gostar

Deixe um Comentário